sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Treino intervalado de corrida para desenvolver a apneia

O treino intervalado consiste em tiros de curta duração com máxima velocidade por intervalos curtos de descanso em repouso. Geralmente é feito entre 6-10 repetições.

É excelente para a apneia, pois, além de melhorar o condicionamento cardiorespiratório, ajuda a estender o limiar anaeróbio.

De acordo com Gazzoni (2003) “o limiar anaeróbio é a intensidade de exercício onde o nível de lactato sangüíneo apresenta um ponto de quebra de linearidade, e vem a se acumular de forma mais intensa do que vinha apresentando em intensidades de exercício mais leves.

Em qualquer intensidade de exercício existe produção de lactato, porém em intensidades abaixo do limiar esse lactato não se acumula, pois a velocidade de remoção é igual à velocidade de produção. O lactato só irá se acumular quando a velocidade de remoção for inferior a de produção.”

No caso da apneia, onde realizamos esforço prendendo a respiração, rapidamente atingimos o limiar anaeróbio e o corpo começa a acumular lactato. Portanto, conseguir estender este limiar é uma etapa fundamental da preparação física de um apneísta.

Além das vantagens supracitadas, o treino intervalado promove a queima de gorduras, melhora a captação do oxigênio e aumenta a disposição no dia a dia.

Um treino que costumo fazer e que serve de aquecimento para outras atividades de musculação que fazem parte da minha preparação é um treino intervalado onde o intervalo entre as séries (repouso) consiste de uma atividade aeróbica de alta intensidade. Ou seja, na verdade, você não tem um repouso propriamente dito e simplesmente continua correndo, só que numa velocidade menor do que a do tiro.

O treino/aquecimento que me refiro do vídeo abaixo foi o seguinte:

4 séries de tiro de 1 min correndo a 20 km/h na esteira por 1 min de descanso correndo a 15 km/h, totalizando 8 min de atividade.

Notem que o primeiro minuto eu começo correndo a 15 km/h e só dou início aos tiros a 20 km/h no segundo minuto. Observem também que nos últimos dois tiros eu não consegui completar um minuto e fiz um pouco menos.

Lembrando que este é um exercício que exige muito da capacidade cardiovascular e é muito importante estar em boa condição física e de saúde.

Segue o vídeo do treino/aquecimento que a minha amada namorada, Elisa Flores, gravou pra mim:



Referência:


Gazzoni, C. (2003). Fisiologia do Exercício - Ponto de Vista

Limiar Anaeróbio: Visão Geral. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=945  

Nenhum comentário:

Postar um comentário